Para quem não sabe, Anonymous é um grupo de hackers que supostamente estaria atacando a Sony e que abriu as portas da PSN para roubo de informações e queda do sistema. O grupo desde o início admitiu que estava atacando a PSN, mas que seu objetivo era simplesmente mostrar como a rede tinha falhas. Quem roubou informações, contendo números de cartão de crédito, por exemplo, não faz parte do grupo e não compartilha da sua ideologia.
Além disso, a principal alegação do grupo era: uma retaliação as tentativas da Sony de processar o hacker conhecido como GeoHot,responsável pelo jailbreak do console, que permitia entre outras coisas rodar jogos piratas.
Anonymous usa como argumento o fato de que o console e os softwares são de propriedade do comprador, e que este pode fazer o que bem entender com eles, e que nem todos os usuários irão usar o jailbreak para rodar jogos piratas.
A Sony questiona esse argumento dos hackers e diz que o jailbreak incentiva demais a pirataria e por isso pode deixar várias pessoas sem emprego, já que ninguém iria mais pagar pelos jogos.
Após três semanas sem o serviço, os usuários que ficariam normalmente do lado do grupo Anonymous em outras ações parecidas, começaram a se revoltar. Por isso, os hackers soltaram uma declaração em seu site oficial e em um vídeo no Youtube, onde eles tentam deixar claro que estavam defendendo os direitos dos consumidores desde o início.
Mas, fica obvio pelos comentários no vídeo, que as opiniões estão totalmente divididas. E a maioria dos usuários que não concordam com os argumentos do grupo, alega que eles próprios podem defender seus direitos e a única coisa que o grupo conseguiu foi deixar milhões de usuários sem poder jogar.
Ainda assim, Anonymous defende a tese de que se não fosse por eles, a rede PSN continuaria insegura e só após os ataques a Sony resolveu se reestruturar e fornecer um serviço melhor e mais confiável.
O que fica claro, é que esta é a mesma teoria sobre quem veio primeiro, o ovo, ou a galinha… Só descobriram que a Sony tinha uma rede falha, porque atacaram. Se não tivessem atacado, tudo estaria normal.
Essa semana a Sony declarou que nem todas as contas foram hackeadas e que um volume teoricamente baixo de contas com cartão de crédito tiveram seu números roubados. Sendo que deste números roubados apenas 900 eram números de cartão de crédito ainda ativos e válidos.
A Sony também alterou os planos de volta do sistema para a data: “sabe se lá quando”.
Para finalizar, o grupo Anonymous deixou claro que não pretende parar de “atacar” a Sony por achar que ela esta privando seus usuários de ter acesso a informação. Eles dizem que tem outros meios de “chatear” a Sony sem prejudicar seus usuários dessa vez… Bom, se tinham essa opção, porque não a usaram antes?
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante.